terça-feira, 7 de agosto de 2007

Segundo post do dia

Eu odeio São Paulo.
Isso não é novidade pra ninguém que me conhece a mais de três meses, certo? Eu odeio o cheiro de São Paulo, eu odeio o trânsito de São Paulo, eu odeio a sujeira de São Paulo. A pobreza, os flanelinhas, as crianças vendendo bala no farol (ok, às vezes elas são fofas*). Odeio muito a correria, a falta de tempo, odeio. Odeio quando tá calor e sol, e o rio Pinheiros do lado do trabalho fede, e odeio quando chove e fica tudo um caos. Odeio que o foco de crise aérea é aqui, e odeio muito mesmo o fato de as pessoas todas falarem mal. Odeio, porque São Paulo, com toda a sua imensidão, abriga todo mundo que tem uns trocos pra viver nela. Me abrigou. E abrigou você, que eu sei. Mas também abriga um enxame de nordestinos, italianos, japoneses, gaúchos, catarinenses, alemães, árabes, paranaenses, cariocas, espanhóis, argentinos, amazonenses e o caramba. Odeio. Porque o que muitos chamam de diversidade cultural, eu chamo de falta de cultura própria exceto um sotaque "choveindo na fazeinda mêu". E afirmo que a minha cidadezinha minúscula no meio do mato lá na divisa com o MS tem muitíssimo mais cultura que São Paulo, ah, mas tem mesmo. Cultura própria, costumes que só tem lá.
Mas vamos, todos os que concordam e todos os que discordam comigo, combinar uma coisa: São Paulo tem shows, São Paulo tem Ana, São Paulo tem cinemas, e apesar de não ter mais outdoors por causa do prefeito Colgate Total 12**, tem propagandas nos relógios-termômetros das avenidas. Tem propagandas de cinema neles. As melhores.
E sabe do que mais? Ver a cara do Homer divulgando o filme dos Simpsons 8h55 da manhã me faz muito feliz, ô se faz.

E isso eu adoro.

* Uma vez, no farol do lado do Shopping Ibirapuera uma menina de uns 11 anos me falou: 'Tia, qual a capital da França?', e eu: 'Paris!'. E então ela disse: 'Ah, compra um chiclete pra eu ficar feliz!'. Comprei vários.
** Combate à placa. Infame, eu sei.

5 comentários:

Sr. D disse...

Tá se falando tanto desse filme que eu tô começando a ficar com medo.

Anônimo disse...

Ela, simplesmente amei o que escreveu!! Adoro esses "odeios" e depois um "amo/adoro" no final.
Só pra lembrar que sou sua fã!
E quem sabe um livro de crônicas?
Agradeço em nome da velha Venceslau, hehehe.. que é pequena, é longe, mas o povo tem cultura!
Bjos e abraços com muita saudade!

Unknown disse...

Muri!!!

A Ivy pediu pra eu ler esse post e eu realmente adoreiii!!! rs

Escreve muito hein menina!!!

Amei suas colocações e tbém a parte da menininha no farol...rs

Parabéns...

bjinhusss

Ilma Borges disse...

são paulo, cidade do demônio.



mais fica sussa, que deve dar pra curtir uma puta vibe gostosa meu.

=]

Anônimo disse...

So posso dizer uma, o filme e bom vale a pena assistir se vc ja assisti os desenhos, adorei!
SP e a minha casa adoro demais essa cidade,mesmo com toda a parte ruim, todo lugar tem infelizmente.
E depois de alguns meses vivendo na big apple achei mesmo que algumas coisas que me deixam muito brava so aconteciam em SP, mas nao e que aqui o metro tb para do nada, nao tem onibus, nao tem nem taxi um caos tao gde que fez com que me sentisse em casa!
Entendo bem o que vc diz com relacao a falta de identidade cultural da cidade, principalmente qdo num pais que vc veio to improve your English, o que menos se encontram sao americanos e pessoas que falam o tal "ingles correto",rsrsrs
Chega praticamente um post ao inves de um comment!
Xxxxx