segunda-feira, 12 de maio de 2008

$

Eu tenho uma nota no celular sobre um assunto bem nada a ver pra falar aqui no blog faz uns 2 meses, daí aquele programinha-mala-que-a-Globo-acha-bacana-passar-depois-do-Fantástico-com-o-eterno-Nélio-de-Coração-de-Estudante me lembrou o tal assunto.
No programa a mulher do Nélio deu coxinha pra Dora Maria comer, e eu lembrei que eu estava comendo algo parecido com uma coxinha quando o assunto me ocorreu.
Em uma das vezes que fui na padaria lá na city, me dei conta de como as coisas lá são baratas, e mesmo assim espetacularmente boas. Reparei que no interior, em qualquer lugarzinho simples que você entrar pra comer, vão te servir bem, bastante e com comida feita provavelmente pela mulher/mãe/irmã do dono do estabelecimento.
Tipo assim: Pão de Queijo por R$1,00, e não estou falando de pão de queijo, estou falando de Pão de Queijo, P e Q maiúsculos como o tamanho do pão em questão. Crocante por fora, macio por dentro, quentinho e delicioso, em QUALQUER LUGAR que você vá. Aqui em São Paulo, você paga R$3,00 numa porcaria que não mata nem a fome, que dirá a vontade, nessas Casas do Pão de Queijo da vida.
Outro exemplo: lanches.
Lá você vai no Bigode, um trailer sem nome com mesinhas na calçada, e com R$30, 3 pessoas comem o lanche mais caro, feito com filé e queijo na baguete, com a melhor maionese verde já feita, bebe o que quiser e ainda sobra uns R$5 de troco. Em compensação comi um sanduiche meia-boca no almoço, e em 4 pessoas, a conta deu R$90.
Daí te pergunto: o pão aqui é mais caro? O queijo aqui é mais caro? A maionese e a salsinha aqui, são mais caros? O que torna a comida tão mais cara aqui? Por que os lugares em que se cobra barato (pros padrões paulistanos, lógico) são ruins e sujos?
Não entendo essa diferença tão absurda de preços, que aliás, em comparação à city, é inversamente proporcional a qualidade.

Tudo nessa cidade é desproporcional com o resto comparável que existe por aí, e eu ainda não consegui entender por que. Qualidade, eu sei que não é.

E tá pensando que vale a pena?
"O salário, ó"

3 comentários:

Anônimo disse...

De facto... TUDO aqui na cidade é mais caro...Não vou nem comentar o preço "faca-rasgando-os-intestinos" do fadado Starbucks. SETE REAIS um capuccino grande. SETE. E sem vaselina.

thais disse...

Em contrapartida, tem o lado turísticos das cities, que me faz pagar no mínimo R$20 por uma pizza bem das comuns, de mussarela.

São Paulo é cara. Mas é cara porque assim uma megalópole tem que ser (sabe-se lá porquê)... mas fico ofendidérrima quando pago vinte conto numa pizza de mussarela em Águás de Lindóia. Aqui perto de casa é R$11... Ok. O lanche do bigode é sempre barato e bom! Em SP vai muito de região. Aqui perto de casa é quase interior... paga-se pouco, come-se muito (e quase sempre bem).

Sr. D disse...

ôxe ôxe, até parece que não estudou marketing. Alimento vem exatamente dessas regiões onde são mais baratos, não tem transporte, atravessadores e ICMS em cadeia. (por falar nisso tem imposto com nome mais "bonito" que o Imposto sobre Serviços de QUALQUER natureza?)

Por que todos no interior são bons? Bom, nem todos, mas como a concorrência é baixa e o público também, os ruins desaparecem.

Tem bom e barato em cidades grandes? Tem, mas é preciso dar uma boa garimpada. Uma pena é que eles ficarão caros se continuarem bons.